A Jornada

(Foto do perfil @respostei_frases no Instagram)

Aviso importante: uma vez iniciada a jornada, não há volta.. uma vez expandida a sua consciência, não tem como voltar atrás.. se você não quer mudar nada, vai ser feliz, deixa a vida te levar, esqueça essa história de autoconhecimento e se finja de “morto” kkk.

Outro ponto importante: a maturidade não vem com a idade, vem com o autoconhecimento.. e para isso não tem idade, raça, gênero, nada.. nessa jornada, é comum você deixar de sentir afinidade com umas pessoas que antes você era íntima.. fora que você vai passar a ser um indivíduo diferente de como era antes e algumas pessoas podem deixar de te achar tão interessante.. não quero dizer que você vai perder seus amigos mas algumas prioridades vão mudar de como você passa o seu tempo.. calma, você não vai para uma caverna e vai continuar amando tomar chopp com seus amigos (aliás cada vez mais você vai amar ter tempo de qualidade com seus amigos) e será sempre com seus amigos, com o próximo, que você vai “testar” esse seu amadurecimento (e claro que você vai falhar muitas vezes nesses “testes” né kkk).. mas aquelas relações mais superficiais ou aqueles grupos de whatsapp que ficam “alfinetando” um ao outro ou aquelas “briguinhas” entre amigos, vou te falar, sua paciência será zero kkk você vai acabar saindo de fininho, sem querer julgar ninguém, vai ler um livro que está muito mais interessante e depois as pessoas vão dizer que você sumiu e tal e vai estar tudo bem para você kkkk.
E você nunca estará sozinho nessa caminhada.. a cada esquina você encontrará uma tribo diferente que você vai se identificando e conectando aqui e ali..

Já aquelas pessoas que antes te incomodavam muito e te tiravam do sério vão deixar de ter tanta “importância” no seu dia a dia.. Não quero dizer que agora você vai amar todo mundo.. NÃO!! Não vamos virar santos agora né… Mas elas vão começar a te incomodar menos e aos poucos você se afasta mais facilmente dessas situações.. você vai perceber que cada um traz uma história e combate uma “guerra” que não sabemos e, então, com muito respeito pela história de cada um, você tira seu time de campo sem entrar na guerra da outra pessoa e, sempre que possível, sem querer convencer a outra pessoa de que ela está “errada” ou que ela deve “mudar”.. nossa, essa é a parte mais difícil.. e olha, isso demora, viu.. tem chão aí… hahhaha

O autoconhecimento não faz de você uma pessoa melhor, assim logo de início.. ele faz de você uma pessoa mais consciente de quem você é.. de suas qualidade e de todos os seus defeitos.. faz você tirar a máscara para você mesmo e assumir face to face quem realmente você é… aí, depois de se conhecer, aos poucos, com várias outras ferramentas (e com muita ajuda kkk), você vai conseguindo mudar aquilo que você entende que deve mudar..

Mas então.. e quando e como é que começamos a olhar para isso e nos despertarmos para a necessidade de nos conhecermos? Para entendermos quem somos..

Foto do perfil @terapiasbr no Instagram

No meu caso, a minha jornada tem sido em fases.. step by step.. despacito kkkk
Às vezes uma fase até se sobrepõe à outra, mas consigo “dividir” bem como tudo aconteceu.. Você não deixa uma fase para ir para outra, mas elas vão se somando.. cada fase é como se fosse um “upgrade” daquilo que você já conquistou.. você vai subindo de “nível” kkk
E não adianta “pular” níveis porque você não vai aproveitar como deveria… vai entrar a 100km e sair a 200km kkk eu entendo que o caminho do autoconhecimento é a nutrição que estamos dando à nossa alma.. e tal como a nutrição de um bebê, ele precisa passar pela fase da amamentação, da papa e muitas outras até chegar à feijoada kkk

Então, de forma bem resumida, as minhas fases foram mais ou menos assim:

– O distraído – fase do Detox
Nessa fase é onde a sua alma já começa a te direcionar para alguns caminhos e você nem sabe muito bem porquê. Mas você sente que precisa de algo diferente, sente que precisa se movimentar.. começa a querer fazer viagens mais perto da natureza, volta a fazer exercícios físicos, começa a procurar massagens relaxantes, etc.. é nesta fase que nos preocupamos mais com o nosso bem estar físico, ainda estamos muito focados na nossa matéria mas queremos nos sentir mais leves..
Queremos dedicar mais tempo ao que nos faz bem, a nós mesmos e aos nossos amigos. Saímos um pouco do stress do dia a dia, fazemos um Detox à nossa maneira e vemos que a vida não pode ser vivida no modo automático.. queremos assumir a direção da nossa própria vida..
É uma fase muito importante e que, como todas as outras, vão te acompanhar sempre.. mesmo quando você estiver mergulhado nos estudos para o autoconhecimento, querendo saber cada vez mais, esse equilíbrio que você consegue aqui não pode ser “esquecido”..
E se você quiser ficar nesta fase o resto da vida, tudo bem também.. cada um tem o seu caminho e esse Detox pode ser o suficiente para você alcançar a sua paz..

O curioso – fase do Despertar da Força kkk
Para mim, foi inevitável chegar nessa fase.. Depois que você começa a fazer seu Detox, começa a se conectar mais com a natureza, ela te chama.. a mãe terra começa a falar com você.. você pode ouvir ou não kkk eu até aprendi a ter cuidar de plantas em casa kkk
Nessa fase você já começa a querer entender o que se passa com você.. por que algumas coisas se repetem na sua vida? Você quer mudar e começa a pedir ajuda.. aqui você começa a procurar as principais ferramentas de autoconhecimento.. você vai começar a buscar um pouco de astrologia, numerologia, constelação familiar, até tarô, mas vc ainda não quer se aprofundar nos assuntos..
Aqui você é um viajante curioso que ouve e experimenta tudo e fica depois pensando sozinho se algo te chamou mais a atenção, filtra o que você gostou e o que você não acredita e já começa a desconfiar de que somos mais do que apenas matéria.. quem sabe né? kkk

– O estudioso – fase Iniciante
Bem, a partir desse ponto não tem mais volta kkk você vai entrar num mundo tão desconhecido e ao mesmo tempo tão esclarecedor que você vai começar a querer conhecer e estudar de tudo um pouco..
Aqui a mãe terra não te chama, ela te empurra mesmo hahahah
Mas é preciso aqui também tomar cuidado para não se perder.. porque há MUITAS ferramentas e muitos profissionais diferentes.. é importante focar talvez nas que você mais se identificou na fase anterior, como curioso, e procurar pessoas mesmo sérias para te ajudarem neste caminho..
Eu aqui daria maior foco mais nas ferramentas de autoconhecimento do que nas ferramentas de cura ou de espiritualidade.. mais para frente eu explico como eu entendo isso.. mas por exemplo: Mapa Astral é ferramenta de autoconhecimento e Reiki é ferramenta de cura.. todas são ótimas, mas acho que pode ter uma ordem mais eficaz de aprendizado de cada uma.. já a constelação familiar é um pouco de cada (autoconhecimento, espiritualidade e cura), mas eu sou suspeita porque sou apaixonada por essa ferramenta.. o mais importante para mim foi primeiro me conhecer para depois buscar as minhas curas até mesmo em sessões de terapia.. a ideia aqui é primeiro ter o seu “diagnóstico” (autoconhecimento) para depois ir para os “medicamentos” (espiritualidade).
Eu ainda estou nessa fase e talvez já entrando um pouco na seguinte, mas bemmm no início, sobrepondo um pouco o perfil da estudante com a praticante 🙂

O praticante – fase Intermediária
Aqui já entra a prática constante de várias ferramentas que você aprendeu e quem sabe até você já começa a praticar nos seus amigos..
O mais legal que acontece aqui é que você começa a entender a integração de cada uma das ferramentas e começa a fazer um link entre elas.. as ferramentas se complementam (todas as que estudei até agora) e é lindo de ver isso.. eu já fiz um “fluxograma” delas hahahhahaha
Você começa a ser um evangelista de tudo o que você aprendeu até agora, apesar de saber que ainda não sabe nem a metade do que gostaria..
Cuidado para seus amigos não te acharem um chato de tanto que você fala sobre o que tem feito e o bem que você tem visto na sua vida.. eu sei que é incrível e queremos compartilhar com todos, mas vamos respeitar o tempo de cada um, cada um tem a sua fase e o seu momento (isto serve para mim tb kk).
Amigos, me perdoem viu?? Agora vou deixar tudo escrito aqui e evitar de falar tanto kkk

– O expert – fase Avançada
Ainda não faço ideia de como seja essa fase kkkkk e, muito honestamente, ainda não tenho pretensões de chegar aqui.. já tenho muito trabalho com estudiosa do assunto kkk tenho usado o que aprendi para mim, para a minha jornada apenas.. mas conheci alguns experts em alguns assuntos e todos com muita responsabilidade com o trabalho que fazem.. infelizmente, nem sempre o trabalho dessas pessoas é devidamente reconhecido ou valorizado, até porque há muitos modismos e muitas pessoas que não entendem a responsabilidade e a seriedade de trabalhar com ferramentas de autoconhecimento e espiritualidade, auxiliando o caminho de cada um..
Sou muito grata por todos os experts que eu conheci e que me ajudaram a chegar ate aqui!!