O Distraído

“O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar”
Epitáfio (Titãs)

Essa é a fase em que você começa a pensar um pouco mais na vida.. pensar que você podia ter amado mais, chorado mais, arriscado mais, tal como a letra da música Epitáfio dos Titãs.. você começa a se sentir sufocado e quer fazer algo para o seu bem-estar..

Mas se você começa a pensar e desiste, tudo bem também o “acaso” (Deus, o Divino Criador, o Universo, a sua Alma, como quer que você chame) vai mesmo te proteger, sem dúvidas.. mesmo que você não creia em “Algo maior” ou não dê a mínima para seu autoconhecimento, a verdade é que todos os dias dormimos e acordamos, respiramos e não fazemos ideia de como tudo acontece e porque ainda estamos por aqui.

Resultado de imagem para matrix pilula azul e vermelha

No meu caso, eu cheguei até aqui quase que no piloto automático.. workholic total e estressada.. sem tempo para quase nada.. parecia que eu vivia no Matrix (o filme) mas sem saber que tinha a pílula azul e vermelha.. sabe quando você pisa no acelerador e nem vê a velocidade que está indo, só sente que o cabelo começa a voar?? Vivi muito tempo assim.. e me sentia feliz também porque eu tinha um propósito profissional e tudo bem (hoje até consigo entender melhor essa minha tendência a ser workholic – meu Mapa Astral, a numerologia e a Constelação Familiar me mostraram muita coisa kkk)..

Mas aos poucos comecei a querer algo a mais, ainda sem saber o que era..

Comecei a fazer massagens relaxantes, shiatsu, comecei a experimentar cheirinhos em casa (ainda não fazia ideia da aromaterapia), incensos, músicas e o que me dava muito prazer nesta fase era fazer Happy Hour com meus amigos (isso ainda amooo kkk), mas muitas vezes acho até que exagerava nas doses kkk.. não tinha dia de semana nem hora para terminar e hoje entendo que tudo na vida precisa de equilíbrio.. tudo, mas mesmo tudo, que fazemos em exagero (até amar ou ajudar alguém), é sintoma de algo que precisa ser visto em nós..

Em 2012 eu tive um acidente de moto onde fraturei duas vértebras da minha coluna (minhas queridas e recuperadas L1 e L2).. e estava indo trabalhar de carona numa moto porque naquele dia eu tinha que chegar mais cedo e tinha uma reunião muito importante na qual eu iria liderar… nessa fase, parece que tudo na nossa vida é mais importante do que nós mesmos.. com o meu acidente, a reunião foi remarcada, e eu comecei a entender que aquela “importância” que sempre achamos que temos, que somos imprescindíveis e quase insubstituíveis, não era bem assim..

Quando cheguei em casa, depois de 3 semanas no hospital, já com a minha segunda vida em mãos, eu tive um rompante de “5 minutos” e fui buscar um animal de estimação.. eu lembro de dizer assim: “eu preciso muito de algo vivo na minha casa”… para onde eu olhava só tinham móveis, livros, roupas (muitas roupas por sinal).. saí de casa pensando em adotar um gato e acabei voltando com um cachorro.. quando criança sempre tivemos vários cachorros em casa mas eu era a que menos ligava.. eu até achava que nem gostava assim tanto de animais (nessa fase, nem pensar ainda em plantas dentro de casa, não parava em casa e dizia que matava todas – aliás todas as orquídeas que eu ganhava morriam)..

Enguiço

Eu diria que a vinda do Enguiço para a minha vida talvez tenha sido o marco desta minha fase de Detox… a partir daí eu comecei a me despertar mais para outros planos da vida.. mas foram necessários 6 anos para que eu entendesse melhor a grande importância dele na minha vida.. eu diria que esta é uma fase em que o universo planta sementes na nossa vida que só vão dar frutos mais para frente.. ou até dão frutos mas só vamos entender com um tempo.. seja um cachorro, um acidente grave ou outra coisa qualquer.. mas é isso que é o Detox, a preparação para uma mudança que virá no tempo certo, quando estivermos preparados…

Acho que o grande resumo desta fase é a gente começar a se permitir ter mais tempo para gente, pensar no nosso bem-estar, sairmos um pouco do modo automático e darmos licença ao Universo para ele plantar a semente que precisar na nossa vida que, com o tempo, tudo irá florescer e dar frutos que neste fase sequer imaginamos.

O que funcionou muito para mim, nesta fase, e ainda hoje funciona:

– Viajar, sair da sua rotina
Eu cheguei a ter mais de 90 dias de férias acumuladas.. e, de certa forma, até me orgulhava disso.. “nossa como sou trabalhadora”, mas o nosso corpo depois pede a conta, principalmente depois que passamos dos 40 kkk e não adianta “culparmos” a empresa ou o tipo de trabalho.. quem sempre dará o limite somos nós, mas isso demoramos a entender também..
Qualquer coisa que você faça fora da sua rotina já ajuda muito.. até as caminhadas para levar o cachorro para fazer suas necessidades kkk
Uma viagem que funcionava muito para mim nessa fase era pegar estrada SP-RIO de carro.. eram 450Km dirigindo, muitas vezes sozinha, que eu aproveitava para “meditar” (não fazia ideia o que era isso nessa fase) mas eu colocava meus pensamentos todos em dia.. chegava ao Rio já com um pouco menos da semana de trabalho e normalmente era recebida pelos meus pais com um abraço que fazia valer cada km.. lembro de chegar um dia na casa dos meus pais, cansada e disse ao meu pai: “Ai pai, estou cansada de ser forte..” e ele me puxou, me deu um forte abraço e disse: “Que nada minha filha, você é forte mesmo e está tudo certo”.. nunca esqueço desse abraço…
Depois, quando voltava para SP, vinha organizando a minha semana seguinte mas já com as energias renovadas..
Link para uma crônica minha de 2014 sobre viajar de carro:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=676179605786467&set=pb.100001833023919.-2207520000.1557279890.&type=3&theater

Às vezes nem é fazer mais coisas, é mudar um pouquinho a forma como você já faz suas atividades.. de vez em quando trocar o avião pelo carro já fazia diferença para mim..

– Fazer mais viagens com destino de natureza
A água do mar funciona muito para mim.. sou outra pessoa depois de um mergulho no mar..
Mas nesta fase redescobri meu amor também pelas cachoeiras..

Chapada dos Veadeiros

A viagem mais marcante que eu fiz, que a natureza mexeu mesmo comigo, foi para a Chapada dos Veadeiros.. lugar realmente mágico (não sei se é só devido ao fato de estar localizada sobre uma imensa placa de cristal de quartzo ou se “simplesmente” pela natureza)..
Lembro de ter uma das cachoeiras que quando eu tive que me ajoelhar para chegar até uma ponta onde conseguia ver melhor, eu senti como se eu estivesse num cenário do filme AVATAR (aqueles carinhas azuis, isso mesmo).. era tão grande e eu me senti tão pequena que chorei.. desse momento nunca mais esqueço e essa foi uma grande semente que foi plantada em mim.. foi como se a natureza tivesse me chamado até ali para me dar uma “real” do meu tamanho e da minha significância diante de um algo muito maior do que eu..

Ah e se possível, tenha um animal de estimação!! Mas não se engane, quem vai aprender mais nessa relação será você, por isso, pense muito antes porque eles não são um objeto para serem descartados se não dermos conta.. é um compromisso muito sério que assumimos quando trazemos um animal para dentro de casa..
Só não precisa chamá-lo de Enguiço né, vamos combinar kkkk

– Passar mais tempo com família e amigos

Parece meio clichê mas passar mais tempo com família e amigos é fundamental.. em qualquer fase.. mas tempo de qualidade não é só cerveja de qualidade kkk é tempo para você ouvir e sentir as pessoas.. tempo para você se interessar pela outra pessoa e trocar experiências.. tenha HH com muitos amigos mas também sozinha(o) com aquela amiga/amigo especial que você pode desabafar tudo..
Entenda que sempre haverá uma troca de aprendizado nessas relações, até com a minha sobrinha mais nova, de 11 anos, eu sempre aprendo com ela.. e com o tempo você vai entender também que até aquele amigo ou aquele parente que te tira do sério, também está na sua vida para te ensinar algo.. mas não se obrigue a nada.. evite cair na tentação de querer agradar a todos (só aumenta o seu vazio interior).. aqui, principalmente, autenticidade e sinceridade é a chave do sucesso.. mas, se possível, não crie expectativas, nem se cobre tanto.. não é nesta fase que você aprende dizer não, delicadamente, impondo seus próprios limites, tem chão ainda kkkkk

– Bem-estar físico e emocional
Nesta fase eu não conseguia ser assídua em nenhuma atividade física que eu começava.. tentei Pilates, Squash, Natação, tudo… Yoga, quando tentei, quase fui expulsa da aula porque não parava de falar hahahhaha eu precisava de atividades dinâmicas.. mas tudo o que eu começava, depois de uns meses, eu não tinha “tempo” para continuar..
A verdade é que eu só consegui praticar uma atividade por mais de 1 ano seguido, depois que cheguei na fase de “estudiosa”.. eu precisei primeiro aquietar a minha mente para depois conseguir tratar do meu corpo.. mas é importante não desistir porque vai te dar a sensação de estar em movimento e, nesta fase, o pior é nos sentirmos estagnados..
Dietas? Nossa, acho que fiz todas e mais algumas.. mas, no meu caso, só mesmo quando cuidei das minhas ansiedades e me livrei do peso (emocional), que não era meu, foi que eu consegui começar a estabilizar o peso físico.. é incrível como o nosso emocional faz tanta diferença… outro dia li a seguinte frase: “Você não tem um espírito.. você é um espírito, o que você tem é um corpo” e isso, hoje, para mim, faz muito sentido e foi preciso eu cuidar do meu espírito primeiro para começar a refletir no meu corpo.. mas enfim, não pense muito nisso agora, só não pare kkk
Tudo o que você conseguir fazer para o seu bem-estar, mesmo que não seja frequente (nem definitivo), já ajuda porque nesta fase o importante é não desanimar, aguentar firme para as próximas fases que virão.. nem que seja caminhar no Ibirapuera de vez em quando, ou na praia quando der (bater palmas para o por do sol kkk), massagens relaxantes são ótimas (mas procure sempre alguém que você goste da energia, que seu “santo” bata com o dele, não faça com qualquer pessoa, mais tarde você vai entender o quanto isso faz diferença), shiatsu, acupuntura, tudo ajuda.. e até um cházinho básico de vez em quando também ajuda (chá de alecrim é ótimo para quem está um pouco triste) e se tiver dificuldade de dormir, pode colocar um pouco de lavanda no travesseiro, ou daqueles vaporizadores de ambiente (lavanda é perfeito para ajudar a relaxar).. e se nada funcionar, experimente uma noite de balada ou HH com seus melhores amigos.. para mim, super funciona também kkkk

– Livros
Fujaaaa dos livros mais “densos” nesta fase hahahha para mim não funcionou..
O livro pode estar na moda, todo mundo comentando, mas você vai começar a ler e se sentir um ET de Varginha.. kkkk
“O Poder do Agora” por exemplo, não funcionou para mim (nessa fase).. quanto mais eu lia sobre o agora, mais ansiosa eu ficava hahaha
“Comunicação Não-Violenta”, é super bacana e faz todo sentido, mas talvez também não combine com esta fase.. a gente só começa a entender a importância de se conectar (realmente) com o outro depois de conseguirmos nos conectar com nosso Eu, com as nossas próprias histórias..

Resultado de imagem para livro trem-bala martha

Já os livros da Martha Medeiros eu super recomendo.. são crônicas pequenas, super leves e divertidas e você pode ler uma ou outra sem aquela pressão de ler o livro pela ordem e ver que você nunca chega nem à metade.. e sempre que alguém te perguntar, “ah e aí qual o livro que você está lendo atualmente?” Aí você pensa: “não tenho tempo nem para ler os anúncios do síndico no elevador, que dirá um livro”.. mas para ficar “bonito”, você diz: Martha Medeiros hahahha que é verdade e você mostra que você está lendo e pronto kkkk
Agora sério mesmo, todos os livros dela são ótimos e perfeitos para uma leitura “eventual” (ou não) e até para levar em viagens.. acho que a crônica dela que eu mais gosto é “O Casamento Invisível” do livro Trem-Bala.. amo essa crônica!!!
Também curti muito os livros do Mario Sergio Cortella e até livros de biografia como “Eu sou Malala” da Mala Yousafzai ou “Na Minha Pele” do Lázaro Ramos. As biografias fazem sempre a gente lembrar que o universo não gira em torno de nós mesmos e que existem por aí muitas outras realidade e que talvez, só talvez, a gente nem tenha tantos problemas assim, né!?
Um outro livro muito bacana principalmente para esta fase é da Marie Kondo sobre arrumação de casa.. arrumar a casa pode ajudar muito a se sentir mais em paz e achar aquela roupinha que você nem lembrava que tinha (para mim funciona muito)..
O legal aqui é ler algo diferente da sua leitura técnica profissional.. algo que faça você sair da sua “caixinha” e que te faça refletir sobre a vida de uma forma leve..

Se você não tiver tempo para ler nenhum livro, siga os autores nas redes sociais.. isso já é super bacana.. de vez em quando eles mandam um texto, uma frase, que já ficamos pensativos e que fazem a diferença..
Martha Medeiros tem um texto assim: “Um dia a gente acorda, os livros nos acordam, um anjo nos acorda, e somos avisados: não adianta mais olhar para trás. É ir em frente ou nada.” Lindo né?? Sou fã da MM..
E como não pensar no Cortella quando alguém te pergunta “Você sabe com quem você está falando??” R: “Você tem tempo? Tu és o vice treco do sub troço” kkkk (existem vários vídeos no Youtube sobre essa palestra dele, esse é um deles, vale muito a pena assistir: https://www.youtube.com/watch?v=to_H4AbOp04 )

– Dicas Úteis
1- Um exercício que aprendi no curso de Thetahealing e que hoje entendo que teria me ajudado muito nessa fase é a “meditação do aterramento“.. tá, esquece esses nomes todos e vamos para uma dica bem básica.

Foto do perfil @anahata_shanti no Insta

Sempre que você sentir muita ansiedade, procure um jardim, qualquer lugar que tenha uma terra, fique descalço e fique ali parado uns minutinhos.. prestando atenção aos seus pés e pernas.. procure mexer os pés na terra ou no gramado.. conscientemente..
Ou quando você estiver caminhando, indo almoçar, passeando com o cachorro ou indo para o ponto do ônibus, no seu dia a dia, sempre que possível, concentre-se na atividade do caminhar e preste atenção nos movimentos dos seus pés e pernas, na sua locomoção, na força que você faz para se manter no chão, nos passos que você dá, no retorno que você recebe da calçada (o force feedback da terra kkkk)..
Isso não tem nada de magia nem segredo nenhum.. até a minha Nutricionista me recomendou fazer isso para diminuir ansiedade e vontade de comer..
“A chave é a transferência de elétrons na superfície da terra para a pele” link: https://painelconsciente.wordpress.com/2014/01/15/aterramento/
A ideia aqui é você sentir a conexão do seu corpo com a terra.. principalmente nós, os mais mentais (galera de Gêmeos, Libra e Aquário e pessoas que tenham 7 na sua numerologia), que não paramos de pensar e também somos ansiosos, temos a tendência de gastar toda nossa energia na parte de cima do corpo.. não é à toa que temos tendências a sentirmos muitas dores de pescoço e ombros..
Essa prática bem simples nos ajuda a nos mantermos no presente, acalma a ansiedade e nos traz de volta à terra kkk

2- Faça alguns exercícios de gratidão.. a primeira vez que eu ouvi falar sobre isso, me ensinaram para eu agradecer sempre no final do dia.. pensar em 3 coisas “simples” que tinham acontecido durante o dia e escrever num papel, celular, onde quiser, mas registrar.. não é só lembrar não, é escrever mesmo.. tipo, consegui vaga para estacionar o carro, o elevador chegou na hora que eu precisava, levei menos tempo no trânsito, falei com uma amiga que estava com saudades, etc.. coisas simples mas que fizeram uma pequena diferença positiva no meu dia.. faça isso pelo máximo de tempo que você puder.. eu cheguei a ter uma agendinha pequena para eu escrever todas as gratidões ali.. meu caderninho da gratidão até para eu ler o quanto eu já tinha de gratidão depois de 1 semana, 1 mês..
Aos poucos você vai lembrando de muito mais coisas boas que aconteceram no seu dia e você vai mudando seu humor.. às vezes vai acontecer alguma coisa que na hora você pensa: “isso vai para a minha lista de gratidão hoje”..
Você pode ter também aqueles potes lindos de gratidão e ir colocando seus motivos de gratidão aleatoriamente.. tudo o que você lembrar de agradecer será bem-vindo e quanto mais você agradecer, nem que seja agradecer mais às pessoas, ao garçom, ao manobrista, ao porteiro, até ao chefe, você começa a se transformar numa pessoa mais positiva, mais grata pelas coisas simples e sua vida vai mudando de forma impressionante, mesmo enquanto você estiver “distraído”… ah, e isso é ótimo também como repelente de energias e pessoas negativas kkk

3- Musicoterapia/frequências – eu ainda não entendo muito desse assunto, mas já tive algumas experiências pessoais fantásticas.. no Youtube existem uma frequências musicais que são ótimas (apenas instrumental).. nessa fase não vale a pena pensar muito sobre isso, apenas experimente.. há uma frequência ótima para dormir, há frequências para limpezas de ambiente e há uma, a frequência 639, que foi recomendada pela adestradora do Enguiço, que é frequência do amor.. super funciona com ele (e comigo)… antes de duvidar, experimente kkk