Conceitos Básicos

De forma bemmm resumida, compartilho as minhas “notas” dos principais conceitos básicos (às vezes nem tão básicos) que precisei “investigar” para melhor entender as ferramentas de autoconhecimento e cura.. lembrando que não sou expert em nenhum dos assuntos..
Vamos começar com os mais “simples” ou mais “lógicos”.. alguns assuntos que de certa forma até já ouvimos falar mas talvez não demos muita importância e nem relacionamos às terapias/ferramentas

Resultado de imagem para campo morfogenético Rupert Sheldrake
Foto do Blog “Os Cientistas da Nova Era”

– Campo Morfogenético – a hipótese dos campos morfogenéticos foi formulada pelo biólogo Rubert Sheldrake.. “Os campos morfogenéticos ou campos mórficos são campos que levam informações, não energia, e são utilizáveis através do espaço e do tempo sem perda alguma de intensidade depois de ter sido criado. Eles são campos não físicos que exercem influência sobre sistemas que apresentam algum tipo de organização inerente.”
O campo morfogenético pode explicar os “fenômenos” como telepatia, premonições e aquelas sensações de estarmos sendo observados.. existem diversos vídeos no Youtube e livros também que explicam melhor essa hipótese… esse conceito é muito aplicado nas constelações familiares.

Física quântica e espiritualidade
Foto do site amenteemaravilhosa.com.br

Física Quântica X Espiritualidade – Segundo Dalai Lama “a ideia de que somos energia é um dos pilares que estabelecem a conexão entre física quântica e espiritualidade”.
Há várias discussões acerca desse tema.. talvez a principal ligação entre a física quântica e a espiritualidade, seja o Princípio da Complementaridade (enunciado pelo físico dinamarquês Niels Bohr em 1928), que afirma que a realidade é constituída por duas dimensões, não contraditórias (complementares): uma dimensão física e visível, e uma dimensão não física e invisível. Com base neste princípio e muitas outras teorias, acredita-se que a força do pensamento humano exerce um grande poder sobre a realidade individual de cada pessoa, sendo capaz de alterar o mundo ao seu redor.. sabe aquela coisa pensar positivo, as palavras têm poder, etc.. então, se somos energia, como usamos a nossa? Os princípios da Física Quântica são muito aplicados nas Constelações Familiares.

– Dharma, Propósito, Kharma
Esses conceitos são mais espirituais (do hinduísmo) do que de autoconhecimento (apesar de que a busca pelo conhecimento do propósito individual acaba sendo também de autoconhecimento), mas você vai ouvir falar todo o tempo sobre isso.. No livro “Propósito – a coragem de ser quem somos” de Sri Prem Baba ele explica bastante esses conceitos..
“Todos e cada um de nós viemos para este plano com uma missão, um propósito a ser realizado. E apesar de, na superfície, não sermos iguais e termos diferentes qualidade, estamos unidos por um propósito único que, em última estância, é a expansão da consciência (que é o Dharma)… O Dharma é então a lei universal que rege a vida e une todos os seres em torno do mesmo propósito”.
“Cada um de nós nasce com um tipo de código, um programa, algo a ser realizado. Esse programa é o propósito da alma.. Se existe algo que pode trazer sentimento de completude para o ser humano, é a consciência do propósito da alma.. Ter consciência do propósito é saber o seu lugar no mundo, é saber a sua função no plano divino”.
Kharma, literalmente, significa “ação”, mas se refere a lei cósmica – a lei de causa e efeito (ação e reação), que determina que todo efeito tem uma causa: tudo o que se manifesta agora em nossas vidas é um produto das nossas ações do passado.
Pode-se concluir que ao procurar pelo Dharma (pelo seu propósito de alma) e encontrar o seu significado, você expande sua consciência, desperta o amor e ameniza os efeitos do Karma.

– Cabala/Kabbalah – é um sistema religioso-filosófico, de origem hebraica, que investiga a natureza divina. A Kabbalah contém a chave para os segredos do universo, para os mistérios do coração e da alma humana. Seus ensinamentos explicam as complexidades do material e do universo não material, a natureza física e metafísica de toda humanidade

Resultado de imagem para kundalini

– Kundalini – é um antigo termo em sânscrito que significa “enrolado por uma serpente” e se refere  justamente a expansão da consciência. Ela pode ser entendida como a energia interna do nosso corpo e é representada por uma serpente enrolada na coluna vertebral.
Todos nós possuímos essa energia, porém, ela está adormecida em nosso chakra básico. Para que o despertar da Kundalini aconteça, é necessário todo um processo que envolve o desbloqueio dos 7 chakras de acordo com a missão/propósito de cada um.
Não disse que tudo se interliga num certo ponto? kkkk
O foco aqui não é “apenas” o equilíbrio dos 7 principais chakras, mas com qual objetivo que você busca esse equilíbrio.. supostamente você deve buscar o despertar da kundalini com a única intenção de realização do seu propósito de vida individual.. a expansão de toda sua energia deve ser canalizada para a sua missão de vida

– Animus/Anima – este é um conceito muito analisado e estudado nas terapias e ferramentas de autoconhecimento. Os conceitos Animus e Anima foram criados pelos psicoterapeutas Carlos Gustav Jung e Emma Jung que perceberam que todos nós carregamos em nossa psique nossa contraparte sexual.. ou seja, todo homem tem o seu lado feminino e toda mulher seu lado masculino..
“Anima” então é a parte feminina dentro da psique masculina, normalmente a influência da mãe ou da figura feminina importante na criação do homem.
Enquanto “Animus” é a parte masculina dentro da psique feminina, normalmente a influência do pai ou da figura masculina importante na criação da mulher.
A partir daí há vários estudos para identificar o quanto cada um desses lados está reprimido ou evoluído.. o mais difícil de perceber é que normalmente isto está muito mais no nosso subconsciente e a ideia, com ajuda da psicologia analítica (Junguiana), é mantermos um equilíbrio dos dois lados da nossa psique.

Imagem relacionada

Aí chegamos ao “maravilhoso mundo místico do número 7
Deus criou o mundo em 7 dias
7 são os dias da semana
7 são os nossos chakras
7 são as maravilhas do mundo
7 anões da Branca de Neve
7 são as cores do arco-íris
São 7 virtudes e 7 pecados capitais
7 são as notas musicais com 7 escalas ,7 pausas e 7 valores.
São 7 os Arcanjos: Miguel, Rafael, Gabriel e os demais (cada lugar tem um nome diferente)
A Lua tem 4 fases de 7 dias cada
70 x 7 é a conta do perdão
O número 7 representa a totalidade, a perfeição, a consciência, a intuição, a espiritualidade e a vontade. O sete também aparece como símbolo da conclusão cíclica e da renovação. De acordo com a Numerologia, o número 7 indica a busca pela aprendizagem e pela perfeição.

– Teoria dos Setênios – a teoria dos setênios é uma linha de pensamento, criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, que faz parte da Antroposofia (conhecimento que aborda o ser humano em níveis físico, vital, anímico e espiritual e mostra como essas naturezas distintas entre si atuam em constante inter-relação).. esse é um assunto super legal de estudar.. eu gostei muito!!
Segundo essa teoria, a nossa vida é dividida em fases de 7 anos.. a cada fase um novo ciclo é iniciado, que envolvem mudanças e transformações em diversos aspectos.. existem os setênios do corpo, setênios da alma, setênios da relação de casal, e por aí vai.. Por meio desta teoria é possível se compreender com mais facilidade a condição cíclica da vida humana..
“Contudo, a teoria dos setênios pode ser entendida apenas como metáfora sistêmica, afinal, sabemos que as pessoas mudam através dos séculos e que o desenvolvimento humano está cada vez mais acelerado. O organismo dos seres humanos está mais adaptado, o que pode fazer com que nem todas as descrições das etapas (setênios) façam sentido. Ainda assim, a teoria continua atual. Hoje podemos dizer que os setênios não são mais compostos exatamente por sete anos de tempo cronológico, mas a cada ciclo de X anos.”

BTW, eu gostei muiiiiito de estudar sobre esse assunto e, independente de serem fases de 7 ou de X anos, achei que faz todo sentido, inclusive quando ele analisa os ciclos de vida de um casal, combinado com os ciclos de vida individuais e ainda coloca nesse “meio” o desenvolvimento da Animas/Animus.. quase dei um nó na minha cabeça kkkk mas fez todo sentido p mim 😉
“A Antroposofia é um caminho de conhecimento que deseja levar o espiritual da entidade humana para o espiritual do universo”. Rudolf Steiner.

– Os 7 corpos astrais

Foto do site joaobidu.com.br

– Os 7 Chakras – então.. os Chakras né… não são só 7 tá hahahhaha mas talvez seja o conceito mais importante a ser entendido e talvez também o mais utilizado..
Você aos poucos vai entendendo como limpar, curar e usar melhor toda essa sua energia.. vai entender que os cristais, os chás, as terapias e até a alimentação está tudo relacionado e conectado aos nossos chakras.. e a cada terapia e ferramenta que você usa com propriedade para os chakras você vê resultado imediato e sente a diferença no seu corpo.. mas o Reiki é a principal terapia que trabalha com nossos chakras.
E tem mais.. os animais também têm chakras como os nossos e também podem e devem ser tratados.

Resultado de imagem para chakras de animais

Então.. é assim: ao redor do nosso corpo, existe uma rede de filamentos que são condutores de energia vital (que são os nadís).. como se fosse o nosso sistema nervoso, só que esses são os responsáveis pela nossa energia vital.. pensa numa linha do meridiano de energias ao nosso redor ou uma Web conectando nossa energia do lado norte ao sul, leste a oeste hahahah (é assim que eu entendo kkk)
Acredita-se que existam 72 mil nadís no nosso corpo (há algumas discussões acerca do número certo de nadís)..
Os Chakras são formados por um conjunto de nadís.. que, consequentemente, também podem ser classificados como “centros nervosos”.. e cada Chakra tem sua correspondência ao nosso corpo físico através dos gânglios e das glândulas e cada um tem uma função diferente.. Os chakras podem variar de cor, brilho, diâmetro, aparência, som e vibração, dependendo grau de consciência de cada um..
Então acredita-se que temos cerca de 49 chakras espalhados pelo nosso corpo controlando toda a nossa energia mas, os principais, que controlam toda nossa energia vital são 7:

1º Chakra Básico (I am)
Cor: Vermelho
Localização: Base da espinha
Função: Sobrevivência, estabilidade, segurança
2º Chakra Umbilical (I feel)
Cor: Laranja
Localização: Região inferior do abdômen
Função: Criatividade, sexualidade, emoções
3º Chakra Plexo Solar (I do)
Cor: Amarelo
Localização: Região superior do abdômen
Função: Poder pessoal, motivação
4º Chakra Cardíaco (I love)
Cor: Verde (pode ter rosa também dependendo da compaixão de cada um)
Localização: Centro do peito, coração
Função: Compaixão, harmonia, amor
5º Chakra Laríngeo (I speak)
Cor: Azul claro
Localização: Garganta
Função: Expressão, comunicação, busca da verdade
6º Chakra Frontal (I see)
Cor: Azul índigo
Localização: Centro da testa, terceiro olho
Função: Intuição, percepção, sabedoria
7º Chakra Coronário (I understand)
Cor: Roxo (pode ser branco ou dourado dependendo da evolução espiritual de cada um)
Localização: Topo da cabeça
Função: Iluminação, consciência, sabedoria divina

Foto do perfil @meca.expansao no Instagram

-Os Sete Planos da Existência – muito utilizado no ThetaHealing, esse é um conceito de como o mundo funciona nos níveis físicos e espiritual, e como isso tem a ver conosco.. para quem tem uma formação mais tradicional religiosa (como a minha), esse pode ser um conceito bastante “inovador”, mas entendo que não são contraditórios nem opostos.. talvez até sejam complementares.. minha intenção, porém, não é discutir nem defender conceitos é apenas citá-los para uma melhor compreensão de algumas das ferramentas disponíveis..
Os 7 planos são divididos em níveis mas não são dimensões diferentes.. cada plano está sujeito às suas próprias condições e leis.. mas a divisão é “imaginária” porque os diferentes planos existem todos juntos (é mais um tipo de classificação) e interagimos e trocamos energias com cada um dos planos.. o que acontece em um plano reverbera nos demais sempre em busca do equilíbrio universal..
Resumidamente os níveis se classificam assim:
– 1º plano: consiste em todo material não orgânico da Terra. São os cristais, minerais, o solo e as pedras. Nossa troca com esse plano é principalmente através do uso de cristais e “pedras curativas” nas terapias alternativas para tratamento de doenças ou bem-estar.
– 2º plano: consiste em materiais orgânicos – vitaminas, plantas, árvores, etc. nossa troca de energias com esse plano é quase infinita.. é das plantas que retiramos alimentação e cura para o nosso corpo.
– 3º plano: é o lugar onde animais e seres humanos existem. É o plano de vida que tem mobilidade, que existe por se alimentar de plantas ou outros animais que coexistem aqui.
– 4º plano: é o reino dos espíritos (o mundo espiritual).. não é regido pelo tempo.
– 5º plano: é o nível dos anjos
– 6º plano: é o nível das leis do universo
– 7º plano: é a pura energia da criação que abrange tudo.. o sétimo plano cria os outros planos.. esse é o lugar da pura sabedoria, da força criadora e da essência do amor puro, o amor incondicional.